V Simpósio Brasileiro de Biologia e Conservação em Barbacena é realizado no Aprendiz
O evento aconteceu entre os dias 17 e 21 de novembro e contou com uma vasta programação com palestras, apresentações de trabalhos, shows e mini-cursos. Os alunos do Centro Educacional Aprendiz (CEA) apresentaram no estande da escola o projeto “Horta Orgânica Saúde e Qualidade de Vida”, o trabalho é utilizado como método de ensino para a Educação Ambiental, através da ecologia e alimentação saudável.
No primeiro dia de atividades (18/11), foi debatido no Simpósio “Políticas Ambientais, Legislação Ambiental e Convenções Internacionais”. Neste dia a ex-ministra Marina Silva falou sobre Perspectivas para a proteção ambiental no Brasil. Cláudio Maretti da Comissão Mundial de Áreas Protegidas – falou sobre o tema “Áreas Protegidas, novo paradigma e conservação colaborativa: relações sociedade-natureza”. O tema “Em busca dos objetivos do desenvolvimento sustentável” foi apresentado pela Professora Samanta Pineda – Pineda & Krahn – Sociedade de Advogados. Ainda na segunda-feira (18/11) o tema restauração ambiental foi debatido por Fabrício Alvim da UFJF, Efraim Rodrigues da Universidade Estadual de Londrina e Rafael Chaves da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica.
Na terça-feira (19/11) discutiu pela manhã o tema “Áreas Protegidas e Conservação da Natureza” com a Professor Gumercindo Souza Lima (UFV), Auditor Adriano Martins Juras (TCU) e Angela Kuczach (Rede pró-Unidades de Conservação).
A tarde o tema “Saúde e Conservação da Natureza” foi abordado pela Dra. Márcia Chame, Dr. Jane Costa e Dr. Mariana Bueno todas da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Na quarta-feira (20/11) o Professor Silvio Marchini (USP), Raquel Pasinato (ISA) e a professora Maria Auxiliadora Drumond (UFMG) debateram o tema “Etnoconservação e Educação Ambiental”. Ainda na quarta-feira o tema “Economia e Conservação da Natureza” foi a pauta de discussão do Dr. Sérgio Besserman Vianna (Jardim Botânico), Jens Brüggemann (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH – GIZ) e Macos Rugnitz ( União Internacional para Conservação da Natureza – UICN).
No último dia (21/11) Artur Andriolo (UFJF), Kátia Torres (Instituto Chico Mendes) e Augusto Piratelli (Universidade Federal de São Carlos) falaram sobre as “ameaças a biodiversidade”. Por fim, os professores Fernando Fernandez (UFRJ) e Pedro Devely (SAVE Brasil) encerraram os grupos temáticos com a discussão da “Reintrodução de Espécies”. O evento aconteceu no Centro Educacional Aprendiz (CEA) – na Rua Norma Stefani, nº 108, bairro Ibiapaba.