Dia a Dia Aprendiz: Experimento Câmara Escura
A câmara escura de orifício é um objeto totalmente fechado, com as paredes opacas e com um pequeno orifício em uma das faces. Ao colocarmos um pequeno objeto luminoso ou iluminado em frente à câmara, podemos observar a imagem formada na parede oposta ao orifício. Essa imagem é uma imagem real e invertida.
O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada. Essa imagem, assim como na câmara escura, é invertida. Na câmara escura, quanto menor for o orifício, mais nítida será a imagem formada pela câmara.
A construção de uma câmara de orifício é bastante simples. Você vai precisar de:
1 lata de leite em pó 1 pedaço de papel vegetal 1 tesoura 1 prego 1 martelo 1 tudo de cola de papel 1 vela
Faça um furo com o prego no fundo da lata.
Recorte o papel vegetal com diâmetro de aproximadamente 1 cm maior do que o diâmetro da abertura da lata. Cole o papel vegetal na abertura (no lugar da tampa).
Em um quarto escuro, acenda a vela e posicione sua câmara, com o orifício voltado para a vela, e veja o resultado. Lembre-se de utilizar um prego bem fino para furar a lata.
Assim a imagem formada pela câmara será mais nítida.
Confiram o experimento realizado pelos alunos do Ensino Médio: