Experimento no Laboratório - Ensino Médio
A eletrostática é a área da Física que estuda os fenômenos ligados a cargas elétricas em repouso e abrange conteúdos como cargas elétricas, condutividade elétrica e processos de eletrização. Sabemos que é impossível visualizar as cargas elétricas, mas conseguimos ver os seus efeitos por meio de detectores eletrostáticos, que são dispositivos sensíveis à presença de cargas elétricas. Um exemplo de detector eletrostático é o eletroscópio de folhas.
O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a
existência de carga elétrica.
Esse equipamento tem custo baixo e é ideal para ser usado em uma aula prática de Física para facilitar a explicação de conteúdos de eletrostática, como as cargas elétricas e suas propriedades, bem como o processo de eletrização por indução.
Construção de um eletroscópio de folhas
Esfera metálica e condutora de eletricidade;
Garrafa transparente;
Um material isolante que sirva para fixar a esfera e tampar a garrafa;
Duas pequenas folhas de papel alumínio;
Uma haste metálica, também condutora, que conecte a esfera às tiras de papel alumínio.
O eletroscópio deve ser montado de acordo com a figura a seguir:
O eletroscópio de folhas é um instrumento utilizado como detector eletrostático
Execução do experimento
Após a construção do eletroscópio de folhas, aproxime dele um corpo eletrizado. Isso fará com que ocorra uma separação de cargas na superfície da esfera, deixando-a com uma parte positiva e outra negativa, dependendo do sinal da carga do corpo eletrizado. Essa separação de cargas também ocorrerá nas folhas de papel alumínio, e as suas extremidades ficarão carregadas de tal forma que serão repelidas.
Esse experimento tem como objetivo apenas demonstrar se um corpo está ou não eletrizado, sendo impossível detectar a carga de um corpo.
Confiram o experimento realizado pelos alunos do 3• ano do Ensino Médio, com o professor Pitter de Física: